Financiamentos

  Aqui cabe a pergunta que não se cala: Os hospitais e farmácias investem fantásticas somas e na hora dos pagamentos essas receias ficam nestas instituições financeiras? Será que com a tecnologia atual não existiria um serviço que corrigisse esse paradigma? Indo mais além, o grupo das farmácias independentes teria força suficiente para ter seu próprio conglomerado financeiro.

Sim, existe dentro do novo conceito que se chama Banking as a Service, quando se usa não o talão de cheques, depósitos, pagamentos, mas também a contabilidade daquela instituição, logicamente pagando por tais serviços.

Tudo o que você precisa saber sobre Banking as a Service - BaaS
FitBank - Bruna Bueno

O Avanço do Banking as a Service nas Instituições Financeiras
Entendendo a Nova Logística Financeira

FINANCIAMENTOS
  
   As fontes de recursos financeiros disponíveis para o setor de saúde são inesgotáveis, começando pelas doações ou as novas alternativas de rentabilidade para investidores, inéditas no mercado de capitais, como explicado a seguir.

  Por isso, dividimos a parte financeira em 4 partes - i) Do desinvestimento, ou seja venda de ativos fixos, até a criação de Fundos Imobiliários específicos para imóveis hospitalares como acontece em outros países, ou até mesmo, da venda de alas do imóvel transformando-o, em day hospital como explicado no link da aba superior deste blog Ala Vip & Liberação de R$; ii) Das compras em grupo financiadas para  pagamentos antecipados que reduzem a carga tributária, até a  estruturação de instrumentos financeiros próprios, obtendo receitas, como é o caso do Farma-Bank, como explicado na aba Ecossistema, e iii) Dos financiamentos de longo prazo, dos estudos de Análise de Crédito e Médias Setoriais, para captação de recursos, que seguem abaixo. 

    A solução se propõe a assessorar os interessados na obtenção de novas linhas de credito, fazendo as análises das demonstrações de resultados, elaborando as respectivas médias setoriais dando mais segurança as análises de risco usando as técnicas de previsão de falências e dividendos com gráficos Power BI, atuando como uma central de cadastro, reduzindo a burocracia, e ao mesmo tempo acelerando a liberação de recursos. 

  O mais importante antes de obter empréstimos e pagar juros é se pensar como podem ser feitos os Desinvestimentos ou Desmobilizações de ativos fixos, pois assim se libera capital de giro.

 
 Desinvestimento & Gerenciamento de Ativos
Ricardo Fairbanks Cacciaguerra 

   Essa forma de se obter capital de giro é com uma operação pouco conhecida denominada  Sale Leaseback, quando se vende um ativo e o aluga em seguida para o antigo proprietário que se torna locatário, pagando o aluguel acertado entre as partes.

   Essa opção é importante porque  resolve outro problema quando se pode vender uma fração daquele imóvel no qual muitas vezes um sócio dissidente ou herdeiro que têm uma % naquele ativo, deseja sair ou vender sua parte ideal e aplicar em outra atividade que não a do hospital ou da farmácia.

O que é Sale & Leaseback
Patrinvest Investimentos Imobiliários
Jay Araújo

  O BNDES tem uma uma gama de alternativas como os bancos de desenvolvimentos estaduais, começando para as intuições sem fins lucrativos, como se vê no vídeo a seguir.

BNDES Saúde - Linhas de Financiamento para entidades filantrópicas
Carlos Souza - Sócio

SEGUROS   

    Como se sabe os seguros feitos em grupo têm taxas reduzidas. Em função disso, as perguntas que cabem aqui são:1) Com tal quantidade de segurados no mesmo nicho de mercado, já que está se propondo uma rede, não é possível reduzir o custo dos vários outros tipos de seguros que os ecossistemas precisam? 2) Quais informações são necessárias para a seguradora se certificar que os extintores estão com seus prazos corretos, que os avisos de saída, degraus estão corretos, e que a brigada de incêndio está devidamente capacitada, em imóveis de grande fluxo como são os hospitais? Existem vídeos dos treinamentos e outros tipos de comprovações ou certificações? 

   Uma parte menor da comissão do corretor não poderia ser repassada para o líder da Brigada de Incêndio do hospital, que seria o "olheiro" da seguradora, já que tudo pode ser feito on line, reduzindo custos e aumentando a segurança?  

   Finalizando a parte da reserva do resseguro disponível para investimentos, não poderia ser aplicada em ativos mais rentáveis? Ela não poderia, por exemplo, servir de lastro para os cartões de crédito deste ecossistema criando-se uma garantia adicional, para não colocar em risco tal reserva? 

Seguro, Reseguro e Coseguro - Por Dentro da Seguradora
Canal CNseg
Marcio Coriolano - Presidente

ACÕES
TRABALHISTAS
&
RESPONSABILIDADE CIVIL

   Atualmente existe uma demanda excessiva de ações trabalhistas, muitas sem procedência, que causam despesas desnecessárias. A solução desenvolveu uma estratégia para reduzir tais ônus fazendo uma auditoria anual das rotinas executadas pelos RHs e demais assuntos relacionados com, uma cobertura tipo seguro, com uma assessoria jurídica com pagamento mensal fixo mais taxa % reduzida na sucumbência.

   Já no caso do seguro de responsabilidade civil de práticas médicas, da mesma forma se trabalhando em grupo é possível a redução de taxas.