Porque os hospitais não liberam capital reduzindo seus investimentos em ativos fixos, ou seja, em prédios hospitalares, no seu todo, ou em partes? Quais são as atividades-fim, as mais importantes, dos hospitais? Obtendo mais capital de giro não ´podem expandir suas operações ou se reequipar.
Como os modernos hotéis de luxo hoje fazem para financiar suas construções e reduzir as despesas de manutenção? Existem investidores com interesse em adquirir frações, ou seja, sob a forma de quartos auferindo resultados? Como é a lei que versa sobre a multipropriedade?
Da mesma forma, existiriam investidores interessados em investir em quartos ou prédios de hospitais? Como é essa pratica no exterior?
As despesas de manutenção podem ser reduzidas quando existe compartilhamento de interesses na gestão de imóveis hospitalares?
Porque não existe no país um fundo imobiliário especializado em hospitais?
QUARTOS DE HOTEL
Veja abaixo anúncios de um hotel em S. Paulo que procura investidores informando a taxa de rendimento e em seguida a proposição da estruturação de alas VIPs em hospitais.
Seja sócio do Motto Ibira by Hilton
Conheça a Ala Premium do Hospital Santa Lúcia Sul
Os benefícios do investidor nesse caso vão além da rentabilidade, pois no contrato de compra e venda deveria ficar pactuado que a preferência de uso será do investidor ou de quem ele indicar.
Ou seja em caso de pandemia ou problema semelhante o direito de uso daquela unidade é do proprietário investidor.
A receita do investidor é formada pelas diárias de internação normalmente cobradas pelo hospital, deduzidas as despesas de manutenção da unidade.
Dessa maneira o hospital têm um duplo ganho na redução da despesa de manutenção e liberação de capital fazendo o desinvestimento de parte do seu imóvel.
OCUPAÇÃO NA PANDEMIA
HOTÉIS X HOSPITAIS
Pode parecer estranho se comparar o investimento em quartos de hotel com os de hospital.
Sabe-se que na pandemia os hotéis ficaram vazios por vários meses ao contrário do que aconteceu com os hospitais.
Tal constatação ratifica a importância da estruturação de alas VIPs nos hospitais, investimentos financiados a longo prazo.
VALOR DAS DIÁRIAS DE QUARTOS DE HOSPITAL
Em um dos melhores sistemas de saúde do mundo em Singapura, existem 4 tipos de diárias de quartos cada um com seu custo diferenciado, sendo atendidos pela mesma equipe médica. Veja um vídeo editado, sem som a explicação e o completo no link logo abaixo,
No caso brasileiro tal pratica de investimentos em imóveis hospitalares é pouco explorada, o que abre uma enorme oportunidade de novas soluções inovadoras.
Para se entender a linguagem usada pelos analistas segue abaixo 4 exemplos de capital para aquisição / reforma de hospitais, sendo 1 da Unimed e 3 da Rede D'Or em um vídeo editado, originalmente produzido por Rafael Zambelli, cuja versão completa se acessa pelo link logo abaixo.
Em outro informativo que se intitula como o maior site de fundos imobiliários do Brasil ClubeFii pode se ver 5 hospitais.
A PROPOSTA DA SOLUÇÃO
Em primeiro lugar ter um website multilíngue com uma linguagem mais acessível para não técnicos em aplicações nas bolsas de valores com infográficos mais elucidativos, como pode ser visto na imagem abaixo:
Analisando-se a performance dos fundos imobiliários, todos estruturados individualmente, observa-se que em um deles do Hospital N. S. Lourdes um forte prejuízo, prejudicando não só os investidores deste empreendimento específico mas sobre difamando o setor, o que significa afugentar novos potencias interessados.
A solução propõe um fundo imobiliário único para as edificações hospitalares com mais informações não só para os investidores como para os gestores financeiros com análises das médias setoriais dos índices financeiros que também servirão de base para as análises de crédito para concessão de novos limites de capital de giro a taxas reduzidas.
Com tais informações pode-se usar outras formas de funding proveniente de operações conhecidas P2P (Peer to Peer) feitas pelas fintechs dispensando-se os tradicionais bancos, o que significa uma substancial redução nos encargos financeiros para o tomador de recursos com o aumento da rentabilidade para o investidor que ser visto abaixo, já que se evita o alto spread bancário.